Não subestime um barril de petróleo bruto, é o ponto de partida para os EUA controlarem a economia global.

Đọc: 8769 2020-09-02 21:00:47

petrodollar.jpg


Os Estados Unidos desempenham um papel importante na economia global hoje, principalmente por causa de seu controle inicial do suprimento global de petróleo bruto. Uma das principais razões pelas quais o dólar americano se tornou a moeda de reserva mundial é que ele dominou o comércio global de petróleo bruto após o fim da Segunda Guerra Mundial. A chave é um barril de petróleo.

A economia dos EUA há muito depende dos dois pilares do petróleo e do dólar americano. Por meio de seu poder militar superforte, quase 70% dos recursos mundiais de petróleo e dos principais canais de transporte de petróleo foram colocados sob sua influência e controle diretos. Por que o petróleo bruto é tão importante e como ele permite que as grandes potências continuem a dominar a economia global?

Com a condição de proteger a Arábia Saudita, nasceu o petrodólar

Os Estados Unidos são os maiores beneficiários da Segunda Guerra Mundial. Um dos marcos importantes foi o estabelecimento de um sistema comercial liderado pelos EUA e o estabelecimento do dólar americano como a unidade de liquidação do comércio mundial. E vinculado ao ouro, a fim de atingir o objetivo de liquidação global em dólares americanos.

Em 1971, o sistema de Bretton Woods entrou em colapso e o dólar americano foi dissociado do ouro. Para que o mundo continue dependendo do dólar americano, os Estados Unidos devem encontrar algo para substituir o ouro, então começou com a ideia do petróleo. Os Estados Unidos impuseram a condição de proteger a Arábia Saudita, e a Arábia Saudita prometeu trocar as exportações de petróleo em dólares americanos, e os dois lados chegaram a um acordo secretamente. Como principal sunita no mundo muçulmano do Oriente Médio, a Arábia Saudita tem uma enorme influência. Permitiu que outros países produtores de petróleo usassem o dólar americano como unidade de liquidação da moeda do petróleo. Essa transação estabelece o status de petrodólares e não permite a interferência de nenhum país.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003. O repórter econômico "independente" britânico Robert Fisk analisou em um artigo em outubro de 2009 que o regime de Saddam no Iraque foi atacado pelos militares dos EUA, exceto por sua invasão do Kuwait e apropriação aberta de petróleo. A razão subjacente é que Saddam desafiou o sistema do petrodólar e tentou estabelecer uma "conspiração" usando o euro como sistema de preços.

Disputa do petróleo bruto entre a OPEP e os EUA

Ao mesmo tempo que a ascensão dos Estados Unidos, autoridades do Kuwait, Irã, Iraque, Arábia Saudita e Venezuela se reuniram em Bagdá em 1960 para discutir como lidar com os cortes de preços impostos pelas companhias petrolíferas internacionais. Eles concordaram em formar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a fim de reduzir a concorrência entre os países e controlar os preços. Nos 20 anos seguintes, a OPEP expandiu e absorveu Catar, Indonésia, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria, Equador e Gabão.

Por outro lado, o progresso tecnológico nos últimos anos promoveu o aumento da produção de óleo de xisto nos EUA, enfraqueceu a influência da OPEP e levou a uma queda nos preços do petróleo - de US$ 114,84 por barril em junho de 2014 para menos de US$ 28,47 em janeiro de 2016.

Reservas de petróleo dos EUA superam a Arábia Saudita

Em 2016, o “Financial Times” informou que a Rystad Energy, empresa líder mundial em consultoria de petróleo e gás, pesquisou que os Estados Unidos tinham 264 bilhões de barris de reservas de petróleo recuperáveis, superando os 212 bilhões de barris da Arábia Saudita e os 256 bilhões de barris da Rússia pela primeira vez em história. As reservas globais de petróleo são de 2,1 trilhões de barris, o que representa 70 vezes a atual produção de petróleo de 30 bilhões de barris/ano.

No mesmo ano, quando o governo Trump chegou ao poder, coincidiu com a transformação energética e econômica do mundo. O preço do petróleo bruto mundial caiu de cerca de 140 dólares americanos o barril há alguns anos para quase 30 dólares americanos o barril. Segundo análises de especialistas, ainda há espaço para que os preços do petróleo continuem caindo.

Nesse contexto, a nova estratégia de Trump para o Oriente Médio é caracterizada por uma negação total da política de contato e aceitação do ex-presidente dos Estados Unidos, Obama, em face do Irã, e tem se voltado para a união de aliados para reprimir e conter o Irã em uma guerra global. caminho.

Alguns analistas acreditam que os Estados Unidos possuem enormes reservas e recursos de petróleo bruto, especialmente com a exploração de óleo de xisto. Alguns analistas acreditam que em 2016 se tornou a maior reserva de petróleo do mundo. Bloquear o petróleo iraniano pode estimular o desenvolvimento da indústria petrolífera dos EUA e forçar os países importadores de petróleo a comprar petróleo bruto dos EUA com preços mais altos.



6 lý do để mở tài khoản

Hỗ trợ trực tuyến chuyên nghiệp đa ngôn ngữ 24x7

Quy trình rút tiền cực nhanh, cực tiện

Tiền ảo không giới hạn cho tài khoản demo

Được công nhận trên toàn cầu

Thông tin bảng giá thị trường theo thời gian thực

Phân tích thị trường chuyên nghiệp

6 lý do để mở tài khoản

Hỗ trợ trực tuyến chuyên nghiệp đa ngôn ngữ 24x7

Quy trình rút tiền cực nhanh, cực tiện

Tiền ảo không giới hạn cho tài khoản demo

Được công nhận trên toàn cầu

Thông tin bảng giá thị trường theo thời gian thực

Phân tích thị trường chuyên nghiệp